Os gerentes são cada vez mais avaliados no desempenho de suas equipes. Neste sentido, os gerentes precisam estar atentos aos segredos da alta performance nas organizações.
No entanto, a construção de uma equipe de alto desempenho nem sempre é uma tarefa fácil. Portanto, para saber os segredos da alta performance nas organizações, confira o nosso artigo de hoje.
Segredos da alta performance nas organizações
De fato, vários estudos mostram que mais conhecimento e habilidades têm um impacto limitado no desempenho de uma organização.
Por exemplo, cerca de 80% dos problemas de desempenho não são causados por falta de competências. Neste sentido, é necessário considerar fatores como, a cultura organizacional, a liberdade de agir de forma independente, a cooperação, o modo como as equipes trabalham, o sistema de avaliação;
Assim sendo, todos estes são fatores que são muito importantes dentro dos segredos da alta performance nas organizações.
Não se trata de melhorar os funcionários, mas de construir uma cultura inspiradora de aprendizagem no trabalho, na qual os funcionários possam melhorar a si mesmos diariamente!
Organizações de alto desempenho
Atualmente, é perceptível que diversas organizações trabalharam mais suavemente, funcionaram melhor e alcançaram melhores resultados que outras. Isso ocorre, porque estas organizações conhecem cinco fundamentos dos segredos da alta performance nas organizações.
Neste sentido, existem cinco principais razões pelas quais algumas organizações, que são as chamadas Organização de Alto Desempenho, têm um desempenho muito melhor do que outras:
- A gestão de uma Organização de Alto Desempenho é de alta qualidade e combina liderança de integridade e coaching com rápida tomada de decisão.
- Na cultura de uma Organização de Alto Desempenho, todos se envolvem intensivamente para trocar conhecimento entre si por meio do diálogo e para iniciar ações para um melhor desempenho.
- As Organizações de Alto Desempenho são voltadas para o longo prazo, para clientes e organizações de cooperação, mas especialmente para funcionários. A administração é complementada por promoções internas.
- As Organizações de Alto Desempenho conhecem sua característica distintiva no mercado e permitem que todos os funcionários contribuam continuamente para a melhoria de processos, serviços e produtos.
- Os funcionários de uma Organização de Alto Desempenho são diversos, complementares e podem trabalhar bem juntos. Eles são flexíveis e resilientes, servindo ao resultado.
Vemos que as Organizações de Alto Desempenho têm uma cultura organizacional na qual pessoas com muitas opiniões diferentes são ouvidas.
Eles trabalham ativamente em mecanismos para ouvir e pesar continuamente todas essas opiniões. As diferentes opiniões asseguram que muitas alternativas sejam consideradas em todas as tomadas de decisão.
E isso faz com que as Organizações de Alto Desempenho, em comparação com organizações com menos desempenho, tomem decisões melhores.
Precisamente porque muitas pessoas que pensam diferentemente contribuíram para a solução e para a decisão. As diferenças são, portanto, dentre os segredos da alta performance nas organizações.
Segredos da Alta Performance nas organizações: Como obter?
- Co-criação
Depois de algumas décadas de educação e treinamento em massa, a conscientização agora revela que o tempo e os recursos podem ser melhor implantados, concentrando os investimentos não em melhoria de competência e em Planos de Desenvolvimento Pessoal, mas em aprendizado e mudança ágil.
Portanto, o foco não estava na criação de um bom modelo para uma ‘intervenção apropriada de aprendizagem’ (solução), mas na análise conjunta e melhoria de questões de desempenho.
A partir de uma análise profunda de todos os envolvidos, as soluções criativas geralmente vêm naturalmente. O desafio do trabalho torna-se, assim, uma experiência educacional e inspiradora.
Desta forma, a autogestão, pensamento sistêmico, aprendizado informal, aprendizado no local de trabalho, co-criação, mudança participativa e coaching se encaixam na nova abordagem de aprendizado dos segredos da alta performance nas organizações.
- O desafio é central
A característica do novo mundo de aprendizado e mudança é que não são as competências do indivíduo ou da equipe que são centrais, mas o desafio enfrentado pela equipe, departamento ou organização.
O novo aprendizado pode ser feito, por exemplo, trabalhando-se em projetos de inovação nos quais tanto os funcionários quanto a organização saem de sua zona de conforto, ganham conhecimento e se desenvolvem e, assim, “constroem a ponte enquanto caminham por ela”.
O papel do RH e dos treinadores da empresa está, portanto, mudando. Assim sendo, a educação e o treinamento certamente farão parte de um mix criativo de soluções. Uma mistura que vem de uma pesquisa formativa, análise e brainstorm pelos próprios funcionários.
Vantagens competitivas de uma organização de alto desempenho
Um dos fatores característicos dos segredos da alta performance nas organizações das Organizações de Alto Desempenho é uma equipe de gerenciamento diversificada e complementar.
Portanto isso aumenta a criatividade com a qual situações complexas e gargalos na organização podem ser resolvidos. A gestão de uma Organização de Alto Desempenho visa:
- Os membros da organização diferem em seus talentos, experiências, origens, personalidades e habilidades
- A criatividade nos funcionários é estimulada e recompensada;
- Diferentes procedimentos e formas de contratação são usados para atingir diferentes tipos de pessoas;
- Complementaridade e diversidade na experiência, conhecimento e atitude podem ser encontrados em cada equipe.
Agradecemos por nos acompanhar. Esperamos que este artigo tenha inspirado você a dar o primeiro passo rumo a uma vida mais produtiva.
E se você gostou do nosso artigo de hoje sobre os segredos da alta performance nas organizações, então continue em nosso site e confira muito mais.. Siga-nos nas redes sociais Instagram e TikTok, para receber mais conteúdos exclusivos sobre desenvolvimento pessoal e produtividade. Junte-se à nossa comunidade e transforme sua vida com o Improdutivo!