Chame de preguiça, lentidão, impotência, ociosidade ou qualquer outra coisa, mas a ideia de não fazer nada quando as coisas têm que ser feitas é frequentemente vista como um sinal de fraqueza ou evitação.
Às vezes, a preguiça acontece quando você está chateado, como um trabalho chato ou um confronto difícil com alguém. E às vezes pode ser porque você se sente sobrecarregado e acha que a tarefa requer uma equipe inteira em vez de apenas você. E então há momentos em que você simplesmente não se sente assim. Seja o que for, você pode ler aqui como acabar com a preguiça.
Preguiça: Como acabar com ela?
1 – Encontre o problema real
Toda vez que o monstro preguiçoso ameaça invadir sua motivação, você dá um passo atrás e pensa no que realmente acontece.
A preguiça é geralmente um sintoma e não o problema em si. Qual é a causa da sua falta de motivação? Você está cansado, oprimido, assustado, está com dor ou simplesmente não está inspirado e está preso?
O problema é provavelmente menor do que você pensa, e você pode passar por isso muito mais fácil do que imagina.
Seja o que for que o retenha, faça o possível para descobri-lo. Na maioria dos casos, trata-se de um único problema ou detalhe específico. Encontrar a causa é a única maneira de lidar com isso. Depois de fazer isso, você pode acabar com a preguiça de forma eficaz.
2 – Seja organizado
A desordem ao nosso redor, mesmo que seja apenas visual, pode ser um grande amortecedor em nossa motivação.
Seja o que for que possa usar a ordem, coloque ordem nela. Seja sua mesa, seu carro, toda a sua casa ou sua rotina, limpe-a.
Há muita coisa acontecendo em nosso subconsciente que não levamos em conta. Quer se trate de uma paleta de cores desagradáveis ou uma quantidade errada de luz ou uma falta de equilíbrio, de qualquer forma ou forma, sentimos isso.
Assim sendo, tire essa distração pequena, mas poderosa, colocando ordem. Para assim, você acabar com a preguiça.
3 – Defina metas atingíveis
Ao definir algumas metas valiosas, mas alcançáveis, você tem algo pelo que esperar. Escolha objetivos que realmente o inspirem e façam o melhor uso de seus talentos e habilidades.
Faça uma lista de tarefas, uma com coisas grandes e pequenas, e dê a cada uma delas uma prioridade em termos de tempo e importância para você pessoalmente.
Pode ser útil manter um diário para suas metas estabelecidas, com um relatório do que você ajudou ou impediu de alcançar seu objetivo, como parte de sua logística prática de autodesenvolvimento.
Desta forma, considere a criação de um quadro de imagens para definir todos os seus objetivos e sonhos. Seja criativo e use imagens, artigos de revistas, etc.
Você pode usar esse quadro para descrever totalmente seus sonhos. Todos os dias, quando você acordar, olhe para o seu quadro de fotos e foque onde você quer estar. Isso lhe dá um começo inspirador para o seu dia e o encoraja a perseguir seus sonhos.
Nem todo mundo acha essa abordagem inspiradora, mas existem outras maneiras, como mapas mentais, diários, fazer uma declaração de visão e contar aos outros sobre isso, prometendo que você faça algo em público on-line, etc.
4 – Observe a pequena voz em sua cabeça
Às vezes, o comportamento causa pensamentos e, às vezes, os pensamentos causam comportamento.
Assim sendo, livre-se desse diálogo interno negativo. Se você pensa: “Deus, eu sou tão preguiçoso. Bah. Inútil, você não chega a lugar nenhum”. Então pare com isso. Só você está no controle daquela marquise atrás dos seus olhos.
Toda vez que você não se sair bem o suficiente, transmita-o para o positivo. “Foi uma manhã difícil, mas agora é hora de ir além.
Desta forma, você ficará surpreso que a positividade mental extra pode mudar toda a sua visão das coisas. E com isso, acabar com a preguiça.
5 – Salte da cama
A pesquisa mostra que o botão soneca é ruim para nós. Você pensaria que ficar deitado debaixo dos cobertores quentes lhe dará mais energia depois, mas o oposto é verdadeiro.
Na verdade, estamos ainda mais cansados durante o dia. Então pule da cama para acabar com a preguiça! Sua mente seguirá as instruções do seu corpo. Quando você pula da cama, você deve estar pronto para ir.
Coloque o despertador do outro lado da sala para que você tenha que sair da cama fisicamente para desligá-lo. Isso torna mais difícil pressionar o botão de suspensão ou voltar a dormir.
Salte literalmente se você tiver sucesso. Mantenha sua circulação sanguínea. Você pode não se sentir bem, mas se tiver sucesso, vai se sentir muito mais energético depois.
6 – Esteja atento.
Muitos de nós não dedicam tempo a prestar atenção às pequenas coisas. Nós devoramos uma grande refeição para obter a sobremesa e vinho rapidamente, e depois ir para a cama com o estômago cheio.
Nós sempre pensamos na próxima grande coisa em vez de viver no grande aqui e agora. Quando vivemos no agora, queremos aproveitar isso.
A próxima vez que você pensar no passado ou no futuro, volte ao presente. Seja o seu ambiente, a comida no garfo ou a música nos ouvidos, mostre como é legal passear e viver na Terra.
Às vezes, ter calma pode nos dar energia para aproveitar o que temos à nossa disposição e acabar com a preguiça.
Agradecemos por nos acompanhar. Esperamos que ela tenha inspirado você a dar o primeiro passo rumo a uma vida mais produtiva. E se você gostou do nosso artigo de hoje sobre como acabar com a preguiça, então continue em nosso site e confira muito mais. Siga-nos nas redes sociais Instagram e TikTok, para receber mais conteúdos exclusivos sobre desenvolvimento pessoal e produtividade. Junte-se à nossa comunidade e transforme sua vida com o Improdutivo!